Os primeiros usos da Internet antes de sua abertura comercial se deram em ambiente acadêmico. Sendo a função da Universidade a produção e divulgação de conhecimento, é de extrema utilidade um sistema de comunicação em rede que permita o armazenamento e troca de informações. Com a abertura comercial da Internet, em meados da década de 1990, multiplicaram-se as funções e usos da rede mundial de computadores, que adquiriu finalidades comerciais, de lazer, entretenimento, educação e manteve a finalidade de pesquisa. Entretanto, com tamanhas possibilidades e facilidade de acesso, ficou mais difícil discernir o tipo de informação obtida, de identificar as fontes de credibilidade científica.
Com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs), pesquisadores passaram a utilizar a Internet como meio de veiculação de seus trabalhos científicos, seja em páginas pessoais, institucionais ou revistas científicas eletrônicas. A internet possibilitou a ampliação da circulação de periódicos e, portanto, a agilidade na divulgação das informações, o que, consequentemente, gerou uma acessibilidade maior à comunicação científica, fator essencial da atividade de pesquisa.
Se, por um lado, houve a otimização na circulação das informações, por outro o meio acadêmico deparou-se com novas problemáticas. A primeira delas refere-se a uma maior dificuldade em checar a credibilidade das fontes, uma vez que o sistema de comunicação em rede permite a fácil publicação, edição e veiculação de mensagens por usuários comuns em um mesmo veículo. Editar uma revista científica tornou-se mais acessível, pois os custos de manutenção de um periódico em ambiente eletrônico são bem reduzidos se comparados aos custos de impressão. A sistemática de edição, no entanto, deve ser tão rigorosa quanto o exige o meio científico. Para atestar a credibilidade dos periódicos, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) criou o sistema Qualis, que avalia periodicamente as revistas científicas em circulação.
Artigo: O USO DA INTERNET COMO FONTE DE PESQUISA ENTRE UNIVERSITÁRIOS: UM
ESTUDO DE CASO
Autores: Amélia Cristina Ferraresi, Nelson Wellausen Dias, Moacir José dos Santos, Fabio Ricci, Pedro de Alcântara Bittencourt César, Monica Franchi Carniello
Para acessar a lista WEB qualis, clique aqui. Basta selecionar a área de conhecimento que a lista com os periodicos e a sua classificação serão geradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário